quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OLIVEIRAS e AZEITONAS


No Líbano, a oliveira representa o louvor. Seu papel é muito importante na vida cotidiana de cada libanês, que aproveita do seu azeite, suas olivas e de seu sabão...






A colheita de azeitonas, da qual participei, foi uma experiência marcante: quanta imponência aquela plantação de oliveiras carregadas com um fruto tão pequeno e versátil. Essas árvores figuram nas paisagens, na poesia e na prosa, na música e em diversas tradições religiosas. O azeite é muito importante e é utilizado para para cozinhar, curar, embelezar-se, iluminar, limpar , conservar e etc. Cultivar oliveiras é considerado como uma dádiva pelos povos que habitam o Oriente Médio, assim como trabalhar na colheita é uma maneira de se obter bênçãos para si e para os familiares. Diversos tipos de azeitonas são cultivadas nas plantações.


Segundo o Chef Libanês Hamzi Choueiri, há três tipos de azeitonas, e podemos prepara-las da segunte maneira:


#Azeitonas esmagadas - Para produzi-las deve-se escolher azeitonas maduras. Pegue uma travessa, esmague as azeitonas, tempere com sal grosso, limão e pimenta, coloque em potes de barro para descansar por alguns dias antes de servir.


#Azeitonas verdes afogadas - O final de setembro é ideal para colher azeitonas quase maduras, necessárias para este preparo. Lave-as bem e coloque em potes com agua salgada. Não esqueça de perfumar a água com folhas de louro ou laranja como manda a tradição da cozinha Libanesa. Deixe curtir por cinco meses aré o início da primavera.


#Azeitonas Jarjir - Para o seu preparo, devemos escolher azeitonas completamente maduras, aquelas que soltam azeite quando apertadas entre os dedos. A época certa para sua colheita é o final do outono. Lave, seque e tempere com sal, regando com azeite e dispondo em potes de vidro. Na região de Hasbaya (Líbano) são conhecidas pelo nome de Taruijé.




As oliveiras são herança preciosa transmitida de geração em geração. A oliveira é simbolo de prosperidade para as famílias libanesas com quem convivi durante a viagem.