No Líbano, a oliveira representa o louvor. Seu papel é muito importante na vida cotidiana de cada libanês, que aproveita do seu azeite, suas olivas e de seu sabão...
Segundo o Chef Libanês Hamzi Choueiri, há três tipos de azeitonas, e podemos prepara-las da segunte maneira:
#Azeitonas esmagadas - Para produzi-las deve-se escolher azeitonas maduras. Pegue uma travessa, esmague as azeitonas, tempere com sal grosso, limão e pimenta, coloque em potes de barro para descansar por alguns dias antes de servir.
#Azeitonas verdes afogadas - O final de setembro é ideal para colher azeitonas quase maduras, necessárias para este preparo. Lave-as bem e coloque em potes com agua salgada. Não esqueça de perfumar a água com folhas de louro ou laranja como manda a tradição da cozinha Libanesa. Deixe curtir por cinco meses aré o início da primavera.
#Azeitonas Jarjir - Para o seu preparo, devemos escolher azeitonas completamente maduras, aquelas que soltam azeite quando apertadas entre os dedos. A época certa para sua colheita é o final do outono. Lave, seque e tempere com sal, regando com azeite e dispondo em potes de vidro. Na região de Hasbaya (Líbano) são conhecidas pelo nome de Taruijé.