Qual o Libanês que não levou para a escola um sanduiche de labne preparado pela mãe com azeite de oliva e hortelã?
quinta-feira, 31 de março de 2011
O Labne (Coalhada Seca)
O iogurte ou labne não pode faltar na mesa de um autêntico árabe. Todos os dias pela manhã a coalhada seca dá um toque especial a mesa e abre ainda mais o apetite. Inicialmente leve o leite para ferver a 90º C, deixando que volte a esfriar na temperatura de 44ºC. Em seguida apague o fogo, despejando o leite num grande recipiente, envolvido por uma coberta grossa , necessária para garantir a conservação da temperatura adequada para a fermentação e transformação do leite em iogurte . Depois de três horas, tire a coberta e leve à geladeira. No dia seguinte, despeje o iogurte em sacos de algodão e leve a um lugar fresco, de preferência na geladeira para que escorra. Assim se faz o Labne. Uma das maneiras mais gostosas de servir o labne é ao natural, regada com azeite de oliva, acompanhada com tomates, pepinos, folhas de hortelã, azeitonas e pão. Existem várias maneiras de servir e preparar receitas utilizando a coalhada seca. Experimente!!!
sábado, 19 de março de 2011
As imperdiveís sobremesas árabes
As tentações não param por ai! As sobremesas que fazem parte da culinária árabe serviam reis e ainda servem, tem docês de variadas formas e predomina neles as geléias, como a de figo e as castanhas, como as de pistache por exemplo. Banhadas com uma calda de flôr de laranjeira que complementam o sabor do docê.
Almoço de Sabádo
Após as entradas frias, os salgados e outros acepípes, chegam os pratos quentes, como por exemplo o kafta de bandeja e o arroz com lentilhas e cebolas fritas.
O sabádo chegou e com ele os momentos de tranquilidade para saborearmos uma boa, farta e gostosa refeição. É o dia de desfrutarmos , com tempo para a familia e os amigos, alimentos elaborados com capricho e bons temperos, equilibrando com a natureza o prazer de viver.
Aqui no Khadije Cozinha Árabe, você pode desfrutar destes momentos. Casa pequena com poucos lugares, mas aconchegante para um bom almoço de sabádo.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Culinária Árabe, um pouco de história
Entende-se por Cozinha Árabe a das regiões que adotaram a língua árabe, aquelas cujos livros chegaram até nós. A Culinária Árabe tem muito a vêr com os preceitos do "Corão" (ou Alcorão livro sagrado dos muçulmanos). As normas islâmicas do lícito e o ilícito, o puro e o impuro, muito influênciou nos hábitos e costumes dos povos árabes. O Islã, considera o alimento uma dádiva de Deus, que deve ser usada com moderação e partilhada com os necessitados.
Os árabes gostam de receber bem . Com mesa cheia de comida e esperam que as pessoas comam bastante ou sintam-se saciadas. Além de muito saborosa e nutritiva, a Cozinha Árabe é própria para os dias de festas, já que as receitas foram pensadas para aconchegar convidados.
Os pratos tem uma variedade de sabores, ingredientes simples e raros, misturas equilibradas, podem se adaptar a diversas ocasiões. Os diversos temperos e a grande marca dessas iguarias, é a mistura requintada das carnes e verduras introduzidas no Brasil pelos árabes sírios e libaneses.
Aqui no Khadije Cozinha Árabe, além do uso da zattar, sumec, pimenta síria e o melaço de romã como temperos diários, os alimentos levam um toque especial libanês. Nas fotos, alguns exemplos masarin mechier (tripa recheada), muhamara (pasta de pimentão com nozes), kibe cru, etc.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Carnaval, feriado e final de semana...
Começa hoje a folia do carnaval, o final de semana e o feriado.
Para quem vai viajar e pretende levar umas comidinhas ou salgadinhos, passe pelo Khadije Cozinha Árabe e leve tudo prontinho e embalado, quando chegar ao destino é só aquecer.
Para quem vai viajar e pretende levar umas comidinhas ou salgadinhos, passe pelo Khadije Cozinha Árabe e leve tudo prontinho e embalado, quando chegar ao destino é só aquecer.
Para quem vai ficar na cidade, estaremos funcionando no sabádo, domingo e terça-feira feriado. Se quiser solicitar seu pedido com antecedência é ligar e escolher entre esfihas grandes abertas ou fechadas, pequenas na bandeja e os deliciosos kibes com recheio de carne ou catupiry e ainda os diferentes e saborosos kibes com nozes. Também temos coxinhas de dúzia ou individual e as procuradas bolinhas de queijo.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Chegou a hora da fome! Pode ser agora, antes ou mais tarde!
Uma pasta de beringela (babaganoughe) acompanhada com torradas bem fininhas, logo em seguida uma caprichada porção de falafel (vide foto) e para completar uma generosa porção de charutos de folha de repolho bem quentinha. É o suficiente!!! Nestes pratos, você encontra todos os ingredientes nutricionais necessários para uma boa saúde e o inesquecivel sabor libanês. Bom apetite!!!
terça-feira, 1 de março de 2011
Hora de comer
Dia chuvoso e hora de comer, nada melhor do que esfihas quentinhas e saborosas de entrada, em seguida uma boa e bem servida kafta de espeto acompanhada com vinagrete e para completar e ficar satisfeito uma generosa porção de arroz com lentilhas e cebolas fritas, bem originais e preparadas com dedicação é a dica de hoje no Khadije Cozinha Árabe. Se preferir comer no aconchego de sua casa e estiver na região de Perdizes é só ligar: 3672-4847. Bom apetite!!!
Assinar:
Postagens (Atom)