sexta-feira, 18 de março de 2011

Culinária Árabe, um pouco de história











Entende-se por Cozinha Árabe a das regiões que adotaram a língua árabe, aquelas cujos livros chegaram até nós. A Culinária Árabe tem muito a vêr com os preceitos do "Corão" (ou Alcorão livro sagrado dos muçulmanos). As normas islâmicas do lícito e o ilícito, o puro e o impuro, muito influênciou nos hábitos e costumes dos povos árabes. O Islã, considera o alimento uma dádiva de Deus, que deve ser usada com moderação e partilhada com os necessitados.

Os árabes gostam de receber bem . Com mesa cheia de comida e esperam que as pessoas comam bastante ou sintam-se saciadas. Além de muito saborosa e nutritiva, a Cozinha Árabe é própria para os dias de festas, já que as receitas foram pensadas para aconchegar convidados.

Os pratos tem uma variedade de sabores, ingredientes simples e raros, misturas equilibradas, podem se adaptar a diversas ocasiões. Os diversos temperos e a grande marca dessas iguarias, é a mistura requintada das carnes e verduras introduzidas no Brasil pelos árabes sírios e libaneses.
Aqui no Khadije Cozinha Árabe, além do uso da zattar, sumec, pimenta síria e o melaço de romã como temperos diários, os alimentos levam um toque especial libanês. Nas fotos, alguns exemplos masarin mechier (tripa recheada), muhamara (pasta de pimentão com nozes), kibe cru, etc.